Se você já jogou pickleball, sabe que esse esporte é uma mistura fascinante de tênis, badminton e pingue-pongue. Mas você sabia que a bolinha de pickleball tem segredos e curiosidades que poucos conhecem?

Prepare-se para descobrir tudo sobre esse pequeno, mas fundamental, componente do jogo que faz toda a diferença nas quadras!

A versão mais difundida sobre a origem do Pickleball conta que ele surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, quando três pais inventaram o esporte para entreter seus filhos durante as férias de verão. O esporte conquistou os norte-americanos, tornando-se uma verdadeira febre nacional, crescendo de forma exponencial nos últimos anos.

O Pickleball atualmente é praticado em todos os continentes, tendo chegado ao Brasil em meados de 2018; desde então, tem ocupado as quadras poliesportivas de vários estados brasileiros. Portanto, se você se deparar com uma bolinha de plástico com vários furos e geralmente de uma cor bem chamativa, já sabe que se trata de uma bolinha de Pickleball. Acompanhe algumas curiosidades sobre essas bolinhas:


Bolinhas de Plástico

Diferentemente de outros esportes de raquete, a bolinha de pickleball é feita de um tipo de plástico de alta qualidade, o poliuretano. Isso garante durabilidade e resistência durante as partidas intensas. E não é só resistência à quebra — o material é projetado para manter a bolinha leve e fácil de controlar e ter um quique regular, o que é imprescindível para as jogadas rápidas e ágeis do Pickleball.


Furação

De acordo com o USA Pickleball Official Rulebook, há dois tipos de bolinhas. Uma delas contém 26 furos mais largos distribuídos por sua superfície e a outra tem 40 furos menores. A escolha entre elas seria em função do tipo de quadra e de piso, sendo a de 26 furos para quadras indoor (pisos mais lisos, como madeira) e a de 40 furos para quadras outdoor. No entanto, o Official Rulebook afirma que todas as bolinhas aprovadas são aceitas tanto nos jogos indoor quanto outdoor.


Peso Certo

Outra característica interessante é o peso da bolinha de Pickleball, que varia entre 22 e 26 gramas. Esse peso é ideal para proporcionar um voo controlado e uma sensação de leveza durante o jogo, permitindo que jogadores de todos os níveis aproveitem ao máximo cada partida.


Bolinhas Coloridas

Encontramos as bolinhas de Pickleball disponíveis em diversas cores, como rosa, laranja e verde, mas a mais comum e a preferida dos jogadores ainda é a amarela - que facilita a visualização da bolinha durante o jogo.

Agora que você conhece algumas das curiosidades sobre a bolinha de Pickleball, que tal colocar essas informações em prática? Escolha a raquete certa, ajuste seu jogo, pegue a sua bolinha e aproveite cada momento nas quadras.

Mauricio Carneiro